quinta-feira, 21 de abril de 2016

CONCURSO MAIOR LEITOR DO NAVIO


Escola João Franco de Godoy realiza concurso de leitura.
Neste dia 20 de abril, em comemoração a semana do livro, a escola municipal João Franco de Godoy inicia o concurso de maior leitor da escola.
Concurso maior Leitor do Betesda em 2015

Regras do concurso

•Podem participar todos alunos dos 2ª,3ª,4ª e 5ª anos da escola.
•Para participar basta responder as questões do passaporte de leitura fornecido a todos os alunos.
•O professor responsável pela classe irá fazer a contagem dos livros comprovadamente lidos pelos alunos.
•O aluno que até o mês de outubro fizer o maior número de leitura e comprovar, será premiado com um Tablet, uma medalha e um livro, os 2ª e 3ª lugares irão receber medalha e livro.

Maiores informações
Telefone: 99812-0369
Email:Itamar.x@Hotmail.com
Web: leituracampea.blogspot.com.br


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ações do dia do livro na Escola Florisvaldo leal

Ações do dia do livro

Nesta sexta feira dia 15 de abril, como parte das ações de incentivo à leitura da Escola Estadual Florisvaldo Leal de Presidente Prudente, e em homenagem ao dia do livro que será no próximo 18 de abril, foi realizado um momento de bate papo com o autor Itamar Xavier de Camargo, que escreveu a obra "A Verdade que Liberta", que conta como Deus transformou sua vida por meio da educação. O bate-papo foi realizado com os alunos dos  9ª anos do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio da escola. O autor é também responsável pelo projeto leitura Campeã, que desenvolvido em Presidente Prudente desde 2011, já formou 9 bibliotecas comunitárias e pontos de leitura na cidade, e desenvolve diversas ações e práticas de incentivo à leitura como encontro com autores da cidade, oficinas de produções literárias, concursos de leitura, eventos literários e o Espaço Minha Escola Lê.
O autor relatou durante o bate papo o quanto os livros foram fundamentais no processo de construção de uma nova pessoa e de sua carreira, pois havia saído do meio da criminalidade e das drogas para alcançar a posição que hoje se encontra, Xavier é professor na rede municipal de ensino e falou da importância de ler e sobre os diversos meios de leitura, as diversas linguagens existentes, mostrando aos alunos que lemos desde os primeiros dias de vida. No momento aberto para as perguntas os alunos e professores da escola, quiseram saber um pouco mais sobre o livro do autor e suas dificuldades encontradas como egresso do sistema carcerário.
Para a organizadora das ações de leitura dentro da Escola Florisvaldo Leal, o momento de bate-papo com este autor é benéfico aos alunos, pois podem ver como a leitura participa do processo de construção de uma carreira, onde para continuarem crescendo na vida precisam estudarem e lerem muito.
A diretora da unidade de ensino destaca o quanto os alunos mostraram-se satisfeitos com a fala do autor, “saíram da sala querendo ler o livro, perguntando onde encontrar ou comprar”.
A mesma diz que o livro está no acervo da biblioteca e tem sido emprestado com frequência, e tiveram que comprar outros exemplares para atender a procura.
Segundo a coordenadora da escola, em 2015 os alunos aviam trabalhado com o livro durante um projeto da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente, "Literando", onde o livro foi emprestado para escola, para trabalharem durante o ano, e os alunos puderam ter um momento de bate papo com autor durante o 6ª Salão do Livro da cidade.
Na próxima terça feira dia 19/04 o autor estará participando também de um bate papo com os internos do Centro de Ressocialização de Presidente Prudente , o CR, durante a comemoração do dia do livro que será dia 18 de abril, dia 14 de maio as 9 horas da manhã estará no Café Poético, organizado pela Secretária de Cultura de Presidente Prudente.



terça-feira, 12 de abril de 2016

Campanha “Ler Faz Bem” chega a quinta edição em Prudente


12/04/2016 às 08:50
Gabriela Leal
A leitura é uma das formas mais antigas de adquirir conhecimento. Com esse objetivo, a campanha “Ler Faz Bem”, criada há cinco anos, busca facilitar o acesso da população com os livros. Ao todo, cerca de 20 mil livros já foram arrecadados e distribuídos nos cinco pontos de leitura criados em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas cinco geladeirotecas espalhadas em Presidente Prudente e também em Presidente Bernardes.
 “A campanha foi criada pelos alunos do curso de Pedagogia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), quando na época os livros arrecadados foram usados para criar a primeira biblioteca comunitária na associação Betesda”, relembra o idealizador do projeto Itamar Xavier.
Os livros arrecadados na campanha deste ano serão usados para formar novas bibliotecas e pontos de leitura, além de abastecer as que já existem. Para este ano está previsto a criação de mais duas geladeirotecas, uma no “Projeto Aquarela”, outra em uma escola do munícipio de Anhumas (SP), ainda não definida, e na biblioteca comunitária no Centro Comunitário do bairro Ana Jacinta.
Atualmente, os pontos de leitura abastecidos, em Presidente Prudente, com a campanha são: geladeirotecas da Escola Rosana Negrão e João Franco de Godoy, Cidade da Criança, Praça do Jardim Mario Amato, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim São Pedro, Cecap, Cohab e Vila Real. Em Presidente Bernardes, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também recebe doações do projeto.
Locais de arrecadação
Ainda segundo Itamar, os interessados em ajudar o projeto, podem fazer as doações na escola João Franco de Godoy, nas Igrejas Nova Jerusalém, localizadas no bairro Ana Jacinta e também no Jardim Paulista, além da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação).
Serviço
Você ficou interessado em doar, mas não tem disponibilidade de ir até os pontos de arrecadação? Basta entrar em contato pelo telefone (18) 99812-0369. E não se esqueça, a campanha é realizada durante o ano todo. Saiba mais sobre o projeto por meio do blog:http://leituracampea.blogspot.com.br/2016/04/campanha-ler-faz-bem-2016.html

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Professores serão capacitados em contação de história

Nesta próxima quarta feira, dia 06/04 ás 18 horas, os professores da Escola João Franco de Godoy, participarão de uma oficina de contação de história oferecida pelo projeto Leitura Campeã. 
A capacitação será ministrada pela contadora de histórias e psicanalista Adriana Berguerand de 32 anos.
Segundo Berguerand, a contação de história envolve os pequenos ao redor dos livros, fazendo com que sintam-se curiosos em lê-los. Para a especialista em contação de história, são inúmeros os benefícios produzidos por este momento mágico, como desenvolver funções cognitivas, ajudar na formação do caráter e na resolução de conflitos emocionais.

Além desta capacitação, a escola vem participando do projeto Espaço Minha Escola Lê, onde teve seus muros e paredes pintadas e decoradas com personagens de contos. Ganhou um exemplar da Geladeira personalizada (Geladeiroteca), onde as crianças podem ter acesso aos livros durante os intervalos. O projeto também realizará o concurso "maior leitor da escola Navio", que premiará com livros, medalhas e um tablet, o aluno que mais livros ler durante o semestre.
Adriana B. ao lado da irmã Eloisa durante Piquenique Literário de 2015

Campanha Ler Faz Bem 2016
















Doações podem ser feitas nas igrejas Nova Jerusalém do bairro Ana Jacinta e do Jardim Paulista, também na Escola Municipal João Franco de Godoy.
Maiores informações ligue (18) 998120369.