quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Espaço Minha Escola Lê é criado para associar os livros a um momento de lazer






Crianças decoram escola para volta as aulas

Nesta última segunda feira um grupo de 20 crianças participaram de uma oficina de Grafite  durante retiro de carnaval da Segunda Igreja Nova Jerusalém, aproveitaram a oficina para pintarem os muros da escola e decorarem com temas de contos infantis.
A escola que já vem passando por um processo de transformação onde voluntários durante as férias pintaram e decoram um espaço para receber os alunos na volta as aulas, também ganhou nesta ultima quarta feira 300 livros doados pelo projeto Leitura Campeã, onde pretende-se ao longo do ano desenvolver diversas atividades de incentivo a leitura com os alunos matriculados e seus familiares.
Um dos objetivos do projeto é tornar o espaço da escola em um lugar agradável para receber as crianças atendidas, foram feitas pinturas e consertos, além de grafites produzido por um artista plástico. O próximo paço será uma capacitação em contação de história aos professores ministrada pela psicanalista e especialista em contação de historia Adriana Berguerand, esta é a segunda escola do município sendo beneficiada pelo projeto, a primeira foi a escola Rosana Negrão. Espera-se até o fim do ano atender ainda mais uma escola na cidade.
Ainda como parte do projeto outras ações e estratégias de incentivo a leitura serão desenvolvidas ao longo do ano, como um livro escrito pelos alunos que será publicado e lançado durante o Salão do Livro da cidade, além disso a escola também ganhou mais um exemplar da Geladeiroteca, uma geladeira personalizada e utilizada como estante para os livros que ficarão expostos no pátio da escola, ao todo o projeto já implantou cinco geladeiras sendo elas na APAE de Bernardes, Cidade das Crianças, Escola Rosana Negrão, praça do JD Mario Amato e escola Navio.
O espaço cedido pela escola para colocar a geladeira, foi decorado com tema de contos infantis desenhados nas paredes, onde no local também foi feito uma trilha encantada, ao longo do percurso da trilha, a criança que andar encontrará postes com páginas de contos que ficarão permanentemente penduradas, ao termino da trilha espera-se que a criança leia um livro completo, diz Itamar Xavier, autos do projeto.
Ainda segundo Xavier, também está previsto um concurso que premiará os leitores e campanhas para arrecadação de livros.

A escola também será novamente palco do Piquenique Literário de Presidente Prudente, evento que está em sua quinta edição.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lançamento do livro Quatro Amigos e Quatro Destinos.

Convite
Livro "Quatro Amigos e Quatro Destinos" será lançado no próximo dia 23 de Setembro no auditório da UNIESP.
Este livro é uma produção das crianças que participaram do projeto “Prevenção
é a Solução”, da Associação Betesda. Através de seu projeto “Leitura
Campeã”, desenvolveram técnicas de leitura e escrita para realização desta
produção, onde tais técnicas foram utilizadas para falar das consequências
do uso das drogas. O projeto “Prevenção é a Solução” foi desenvolvido de
outubro a Dezembro de 2014, com o objetivo de prevenir o uso de drogas
entre as crianças e adolescentes do projeto.
Texto de Vitoria Camilly, 10 anos
Coordenação pedagógica: Itamar Xavier de Camargo
Pedagogo e Psicopedagogo Clínico e Institucional, especialista em Gestão
educacional e docência do ensino superior, gestor de projetos da Associação Betesda,
professor na rede estadual de ensino e autor do livro “A Verdade que Liberta”.
Este livro é uma ação do projeto “Leitura Campeã” e do projeto “Prevenção é a
Solução”, ambos

Alunos lançam livro de fábulas durante 6º Salão do Livro

Na noite dessa segunda-feira (19), foi realizada a última etapa do projeto "Confabulando com Fábulas" com alunos da Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos. A proposta contou com o lançamento oficial do livro  "O mundo encantado das fábulas", que foi escrito, ilustrado e editado pelos estudantes, durante a sexta edição do Salão do Livro.

Sob a coordenação dos professores Renata Luiza de Oliveira e Itamar Xavier de Camargo, os alunos tiveram contato com o gênero textual "fábula", através do livro do Programa Ler e Escrever.  

“Com o objetivo de levar nossos alunos a terem o contato com este gênero literário, os professores desenvolveram o projeto previsto no plano de trabalho anual, permeado por leitura de diversas fábulas, reescritas coletivas e em duplas, associadas à revisão de textos que resultou no título lançado hoje”, diz a diretora Elisa Gomes Magalhães.

Os alunos encenaram parte da história e autografaram os livros.

Betesda inaugura 2 novas geladeirotecas em PP e Bernardes

Anteontem, os 24 alunos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Presidente Bernardes receberam a visita dos responsáveis pelo Leitura Campeã, da Associação Betesda, que desde 2011 realiza ações de incentivo à leitura em Presidente Prudente e região. O projeto conta hoje com 11 pontos espalhados pela cidade, em UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e ONG’s (organizações não-governamentais), além de desenvolver diversas ações com objetivo de fomentar a leitura entre crianças jovens e adultos.
Agora foi a vez da Apae, que recebeu a sua geladeiroteca com cerca de 100 livros doados. Durante a entrega, os alunos da instituição participaram de uma oficina de técnicas de desenho e aprenderam como manejar o spray que foi utilizado para personalizar a geladeira velha.
Já ontem, estudantes da Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos de Prudente também foram contemplados com o projeto, lançando ainda uma campanha para arrecadação de livros que irão abastecer a biblioteca da escola e a própria geladeira. Como parte da ação, os alunos confeccionaram cartazes que serão colados nas paredes da unidade e comércios locais, divulgando a campanha.
Os outros pontos de leitura espalhados pela cidade são: UBS’s da Cecap, Cohab, Vila Real, Ana Jacinta, Jardim São Pedro, 2ª Igreja Nova Jerusalém, Praça do Conjunto Habitacional Mario Amato, Centro Comunitário Ana Jacinta e Cidade da Criança.

Espaço Minha escola Lê é construído para receber as crianças nas voltas as aulas


Trilha encantada
Através do seu projeto "Minha Escola Lê", uma das ações do projeto Leitura Campeã que desde de 2011 atua em Presidente Prudente promovendo ações de incentivo a leitura, um grupo de voluntários membros da 2º Igreja Nova Jerusalém de Presidente Prudente, pintaram e fizeram consertos na escola João Franco de Godoi Hugo, conhecida como NAVIO.
Um dos objetivos do projeto é tornar o espaço da escola em um lugar agradável para receber as crianças atendidas, foram feitas pinturas e consertos, além de grafites produzido por um artista plástico. O próximo paço será a doação de mil livros para a biblioteca da escola, além de uma capacitação em contação de historia aos professores ministrada pela psicanalista e especialista em contação de historia Adriana Berguerand, esta é a segunda escola do município sendo beneficiada pelo projeto, a primeira foi a escola Rosana Negrão. Espera-se até o fim do ano atender ainda mais uma escola na cidade.
Ainda como parte do projeto outras ações e estratégias de incentivo a leitura serão desenvolvidas ao longo do ano, como um livro escrito pelos alunos que será publicado e lançado durante o Salão do Livro

Trilha encantada no espaço era uma vez.

Casa da Vovó

Geladeiroteca

da cidade, além disso a escola também ganhou mais um exemplar da Geladeiroteca, uma geladeira personalizada e utilizada como estante para os livros que ficarão expostos no pátio da escola, ao todo o projeto já implantou cinco geladeiras sendo elas na APAE de Bernardes, Cidade das Crianças, Escola Rosana Negrão, praça do JD Mario Amato e escola Navio.
O espaço cedido pela escola para colocar a geladeira, foi decorado com tema de contos infantis desenhados nas paredes, onde no local também foi feito uma trilha encantada, ao longo do percurso da trilha, a criança que andar encontra-rá postes com paginas de contos que ficarão permanentemente penduradas, ao termino da trilha espera-se que a criança leia um livro completo, diz Itamar Xavier, autos do projeto.
Ainda segundo Xavier, também esta previsto um concurso que premiará os leitores e campanhas para arrecadação de livros.
A escola também será novamente palco do Piquenique Literário de Presidente Prudente, evento que esta em sua quinta edição.
Ao todo nove pessoas participaram do mutirão além daqueles que doaram latas de tinta e matérias para decorar e restaurar parte da escola, contribuindo assim por uma escola melhor.