sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ações do dia do livro na Escola Florisvaldo leal

Ações do dia do livro

Nesta sexta feira dia 15 de abril, como parte das ações de incentivo à leitura da Escola Estadual Florisvaldo Leal de Presidente Prudente, e em homenagem ao dia do livro que será no próximo 18 de abril, foi realizado um momento de bate papo com o autor Itamar Xavier de Camargo, que escreveu a obra "A Verdade que Liberta", que conta como Deus transformou sua vida por meio da educação. O bate-papo foi realizado com os alunos dos  9ª anos do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio da escola. O autor é também responsável pelo projeto leitura Campeã, que desenvolvido em Presidente Prudente desde 2011, já formou 9 bibliotecas comunitárias e pontos de leitura na cidade, e desenvolve diversas ações e práticas de incentivo à leitura como encontro com autores da cidade, oficinas de produções literárias, concursos de leitura, eventos literários e o Espaço Minha Escola Lê.
O autor relatou durante o bate papo o quanto os livros foram fundamentais no processo de construção de uma nova pessoa e de sua carreira, pois havia saído do meio da criminalidade e das drogas para alcançar a posição que hoje se encontra, Xavier é professor na rede municipal de ensino e falou da importância de ler e sobre os diversos meios de leitura, as diversas linguagens existentes, mostrando aos alunos que lemos desde os primeiros dias de vida. No momento aberto para as perguntas os alunos e professores da escola, quiseram saber um pouco mais sobre o livro do autor e suas dificuldades encontradas como egresso do sistema carcerário.
Para a organizadora das ações de leitura dentro da Escola Florisvaldo Leal, o momento de bate-papo com este autor é benéfico aos alunos, pois podem ver como a leitura participa do processo de construção de uma carreira, onde para continuarem crescendo na vida precisam estudarem e lerem muito.
A diretora da unidade de ensino destaca o quanto os alunos mostraram-se satisfeitos com a fala do autor, “saíram da sala querendo ler o livro, perguntando onde encontrar ou comprar”.
A mesma diz que o livro está no acervo da biblioteca e tem sido emprestado com frequência, e tiveram que comprar outros exemplares para atender a procura.
Segundo a coordenadora da escola, em 2015 os alunos aviam trabalhado com o livro durante um projeto da Secretaria de Cultura de Presidente Prudente, "Literando", onde o livro foi emprestado para escola, para trabalharem durante o ano, e os alunos puderam ter um momento de bate papo com autor durante o 6ª Salão do Livro da cidade.
Na próxima terça feira dia 19/04 o autor estará participando também de um bate papo com os internos do Centro de Ressocialização de Presidente Prudente , o CR, durante a comemoração do dia do livro que será dia 18 de abril, dia 14 de maio as 9 horas da manhã estará no Café Poético, organizado pela Secretária de Cultura de Presidente Prudente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário