terça-feira, 28 de abril de 2015

Parque Ecológico da Cidade da Criança e Associação Betesda disponibilizam Geladeiroteca para visitantes





Com o objetivo de aproximar os livros ao lazer, a Associação Betesda promove o Projeto “Leitura Campeã”, através da Geladeiroteca, onde são disponibilizados livros infantis aos visitantes do Complexo Turístico para a leitura gratuita. O objeto está localizado na Praça de Alimentação do Parque Ecológico da Cidade da Criança, onde ficará por tempo indeterminado.

De acordo com Itamar Xavier de Camargo, Gestor de Projetos da Associação, por ser um ambiente de descontração e diversão, a Cidade da Criança foi escolhida para expor a invenção. “Geralmente, as pessoas não associam a leitura com o ambiente de lazer, por isso decidimos alternar essa realidade, fazendo com que as crianças relacionem o aprendizado com a recreação”, afirmou.

Para chamar a atenção dos visitantes, os alunos da Associação, com a ajuda dos professores, utilizaram das técnicas aprendidas para pintar a geladeira. As laterais foram compostas por fotos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde se localizam os pontos de leituras espalhados pela cidade, além de fotos da Associação onde a biblioteca se encontra, sendo a maior.

A cada 30 dias a Associação faz o abastecimento de novos livros, a fim de manter o incentivo à leitura. “Essa manutenção é necessária, pois, às vezes, as pessoas levam os livros e não o retornam”, afirmou Xavier. Os livros são doações feitas tanto na sede da Associação Betesda, quanto nas igrejas Nova Jerusalém e no Campus ll da Unoeste.

Além da Geladeiroteca, a Betesta também realiza diversos projetos como a “Leitura e Redação Jornalística”, onde as crianças tem contato com gêneros jornalísticos; e o “Piquenique Literário”, onde são pendurados livros em uma árvore e as crianças escolhem qual vai ser a história do dia. “Os alunos também criaram um blog onde são postadas notícias que eles próprios escrevem”.

Para conhecer sobre mais sobre os projetos da Associação, acesse:
http://www.leituracampea.org/

Projeto Leitura Campeã lança concurso "Maior Leitor do Betesda"

Com o objetivo de fomentar a leitura entre as crianças matriculadas no projeto, a Associação Betesda lança concurso que irá premiar os alunos que mais lerem até o mês de Junho deste ano.
Foto de Vinicius ao lado do painel do concurso
Para participar do concurso as crianças fazem a leitura de qualquer livro retirado na biblioteca da instituição e respondem um questionário com perguntas a respeito da obra.
Os três primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta, jogos e claro, livros.
Segundo Itamar Xavier, 35 anos, professor e idealizador do projeto, o concurso de leituras, cria um ambiente favorável em torno do livro, levando os demais alunos a olharem os livros como algo bom.
Um dos alunos participantes do concurso Vinicius José soares, 14 anos, diz já ter lido mais de duzentos livros, mas que infelizmente ele só pode cadastrar no concurso os últimos que pegou da biblioteca, mesmo assim esta confiante de que irá ganhar, afinal desde que o concurso começou já leu mais de 20.