quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Oficina de Redação e Leitura Jornalistica do Betesda

O jornal é um portador de diferentes gêneros textuais e, para levar os alunos a terem contato com todos eles, a Associação Betesda de Presidente Prudente, através do seu projeto Leitura Campeã, vem realizando desde 2012,uma oficina de Leitura e Redação Jornalistica. Este ano a oficina vem com atividades diferentes como aula de fotografia e a criação de um jornal online, um blog onde a criançada irá escrever suas matérias
Os objetivos são: levar os estudantes a terem contato com os principais gêneros que aparecem no jornal, diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados e conhecer as diferentes formas de jornalismo, alem de discutirem soluções e protestarem contra os problemas encontrados no bairro onde moram.
Conteúdo
 oficina terá duração de 5 semanas, e serão  desenvolvidas atividades como recortes de jornais, os alunos produzirão redações sobre fatos que ocorreram na instituição e no bairro, conhecerão a estrutura de uma redação jornalística e os diferentes gêneros encontrados no jornal. Alunos do curso de jornalismo da FACLOP irão apresentar uma palestra sobre a profissão do jornalista e o fotografo profissional Ricardo  Liyushiro irá promover uma oficina de fotografia. 
Um blog para publicação das matérias foi criado e a primeira matéria publicada trata-se de um problema encontrado no bairro, pela aluno Sara Lopes de 12 anos.
Cada participante receberá ao termino da oficina um certificado emitido pela instituição e celebrarão com uma festa ao termino da oficina.

Além da oficina de Leitura e Redação jornalistica, o projeto "Leitura Campeã" desenvolve diversas ações de incentivo a leitura, como o Piquenique Literário desenvolvido todos os anos no Parque do Povo de Presidente Prudente, concurso de redação e desenho, projeto "Ler Faz Bem" que já formou 6 bibliotecas comunitárias em UBSs de Presidente Prudente, mini curso de formação de professores"A Formação do Leitor na Escola Básica" , oficina de Produção Literária, onde esta previsto para abril de 2015 o lançamento de um livro produzido por crianças da associação Betesda e ainda este ano esta sendo desenvolvido a oficina de bibliotecas com sucatas, onde materiais velhos serão utilizados para construir bibliotecas comunitárias em espaços publico de Presidente Prudente. 
A primeira biblioteca com sucata foi feita com uma geladeira velha, onde foi colocada a principio na rodoviária mas será remanejada para outro lugar que ainda não foi definido.  A geladeira foi personalizada pelas crianças que através de técnicas de grafiti fizeram a decoração. Outros materiais como madeira velha e eletrodomésticos velhos, serão personalizados e utilizados como prateleiras para expor livros em lugares públicos da cidade. 

Conheçam nosso site:   http://www.leituracampea.org

Confira as noticias publicadas pelos pequenos repórteres do Ana Jacinta News