quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Trote solidário arrecada livros na UNOESTE

Alunos são incentivados em sala de aula a fazer doação
Parte da arrecadação servirá para instalações de biblioteca aberta nos corredores dos campi. Outra parte irá para as bibliotecas comunitárias mantidas pela Associação Betesda, parceira da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) no Projeto Leitura Campeã. Uma terceira parte, apenas de livros infantis, irá para a Brinquedoteca que a Unoeste mantém no Hospital Regional (HR), exatamente na ala infantil. O apelo feito nesta segunda (3) e terça-feira (4) é por livros em geral, especialmente contos, romances e perfis bibliográficos.
A terceira e mais recente pesquisa Retratos da leitura no Brasil põe em discussão o estímulo ao hábito de ler com um foco mais voltado à escola. O comparativo entre o penúltimo e o último levantamento nacional pelo Ibope Inteligência revela que de 2007 para 2011 houve um salto percentual de 12 pontos para apontar o professor como principal influenciador de leitura, de 33 para 45. Antes era a mãe quem liderava a influência, porém apresentou queda de 6 pontos percentuais, de 49 para 43. Dado significativo que remete à escola o grande papel de local privilegiado de formação de leitores é que sobre a média de 4 livros/ano, mais de 2 são por indicação do professor.

“Doe um livro e deixe sua marca...” é uma campanha em sintonia com a realidade brasileira e comprometida em contribuir para a formação do aluno leitor, uma prática que melhora a comunicação oral e escrita, aumenta a capacidade de reflexão e proporciona a cidadania. Os calouros que doarem livros deixarão sua marca em telas disponibilizadas nos campi, que poderão ser as das mãos molhadas de tinta e com o uso de pincéis. Posteriormente, as telas serão emolduradas e fixadas nos corredores, onde também serão instaladas as bibliotecas livres, conforme conta a pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Projeto Leitura Campeã instala a 4ª biblioteca comunitária


Livros sendo organizados na prateleira

Iniciado em 2011 pela Associação Betesda, o Projeto Leitura Campeã enseja a Campanha Ler faz Bem, por intermédio de pequenas bibliotecas comunitárias, e tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. Na manhã desta quarta-feira (29) foi instalada oficialmente a biblioteca da Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Jacomino Leonardo Cerávolo, no Jardim Villa Real, na zona oeste de Presidente Prudente.

Agora, são quatro bibliotecas que juntas possuem um acervo de 6 mil livros e revistas e outros 2 mil são mantidos em estoque de reposição, já que nem sempre ocorre a devolução por parte do leitor que leva para casa. O pedagogo formado pela Unoeste, Itamar Xavier de Camargo, autor da iniciativa, conta que os próprios leitores também fazem doações, mas que não são suficientes para ampliação do acervo e nem mesmo à completa reposição.

Assim, a campanha é permanente e as doações podem ser feitas na Associação Betesda, Unoeste, Igreja Nova Jerusalém e Colégio Crescer. As mais recentes doações foram em grande quantidade, feitas pelo próprio colégio e pelo vereador José Geraldo de Souza, o Geraldo da Padaria, sendo mil livros de cada. Na próxima semana haverá nova arrecadação de livros e revistas na Unoeste, durante o Trote do Bem.

Uma das atividades do trote de boas vindas aos calouros será a campanha Doe um livro e deixe sua marca..., conforme conta a coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, professora Graziella Plaça Orosco de Souza, que hoje instalou a nova biblioteca, na companhia de Camargo e do gerente da UBS beneficiada, José Ritali Tabosa, local por onde passam diariamente 250 pessoas em média.

A unidade da Rede Municipal de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e mais da metade de seus usuários são idosos, sendo o restante: gestantes, crianças e jovens. São moradores do Jardim Villa Real, bairro localizado à margem direita – no sentido cidade/bairro – da avenida Comendador Alberto Bonfiglioli; Parque Shiraiwa, Jardim Tropical, Bairro São João, Jardim Vale do Sol e Jardim Santa Fé.

Os serviços são prestados por clínico geral, pediatra, ginecologista, psiquiatra, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, enfermeiros e outros servidores. Conforme Tabosa, o tempo de espera é curto, mas mesmo assim alguns usuários fazem a leitura enquanto aguardam o atendimento, como foi visto na terça-feira (28), primeiro dia em que livros, revistas e o jornal O Imparcial foram disponibilizados.

Tabosa classifica o projeto como interessante e útil. Diz que o hábito de leitura virá com o tempo. “Estamos estimulando, conversando com os usuários”, conta. Na prateleira, instalada na recepção, estão disponíveis livros como Madame Bovary, de Gustave Flaubert; O Alquimista, de Paulo Coelho; O segredo da amizade, de Wagner Costa; e Ninguém é de ninguém, de Harold Robbin.

As outras três bibliotecas do projeto, por ordem de instalação desde 2011, estão na sede da Associação Betesda, na 2ª Igreja Nova Jerusalém e Pronto Atendimento 24 horas, todos no bairro Ana Jacinta, o maior conjunto habitacional da cidade com 2.500 casas, localizado numa região que concentra cerca de 40 mil moradores, na zona oeste. Camargo conduz o projeto de incentivo à leitura, motivado por sua formação em pedagogia e como aluno da pós Especialização em Gestão Educacional, também na Unoeste.

Serviço – Informações e doações: (18) 3917-2176; na Associação Betesda.
 
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste