quarta-feira, 30 de outubro de 2013

II Piquenique Literário do Betesda



A Praça da Juventude Francisco Vinha no bairro Ana Jacinta, sera palco do II Piquenique Literário da Associação Betesda que será realizado no  dia 2 novembro de 2013 a partir das 08 horas da manhã .
O evento contará com a participação do Grupo de teatro Gaditas, que apresentarão uma peça sobre reciclagem, o escritor e cartunista JC Puglici,autor de livros infantis como "O Dono do Natal, A Árvore Amarela e diversos outros alem de cartilhas educativas como o Bê-A-Bá do transito e Como Entender o Hospital",  estará´presente em uma manhã de autógrafos e contação de historia realizada pelo próprio artista.
Também será realizada uma palestra aos pais com o tema " Dificuldades de aprendizagem, como enfrenta-las" com a Psicologa, especialista em psicologia clinica e  psicopedagoga  Adriana Xavier e o Pedagogo e Psicopedagogo Itamar Xavier, durante a palestra os pais conhecerão algumas das possíveis dificuldades encontradas pelos filhos e alguns caminhos para ajudarem os pequenos a supera-las . 
Os participantes que doarem um livro participarão de sorteio de brindes e ganharão um picolé. Durante todo o evento livros estarão pendurados nas árvores e será servido lanches.
No dia também será feita a premiação do III Concurso de Desenho e Redação do Betesda com o tema "O que posso fazer para mudar a realidade do lugar onde vivo", os primeiros colocados receberão jogos, livros e medalhas.
A entrada é livre, venham participar e tragam seus amigos e familiares.

Maiores informações pelo fone: (18) 3917-2176

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projeto "Leitura Campeã" conquista o 2°lugar no II Premio UNOESTE Solidaria

Iniciado na segunda-feira (21), com a conferência do filósofo e teólogo Leonardo Boff, o Enepe 2013 – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste – terminou na noite de quinta-feira (24) com as entregas do 2º Prêmio Científico Unoeste e 2º Prêmio Unoeste Solidária. A cerimônia ocorreu no salão do Limoeiro com as presenças dos pró-reitores doutores José Eduardo Creste (Acadêmico), que representou a reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, Zizi Trevizan (Pesquisa e Pós-graduação) e Angelita Lima (Extensão e Ação Comunitária).

Em tom de comemoração pelos excelentes resultados obtidos no megaevento, a premiação ocorreu em clima de festa aberta com a apresentação do grupo de sopros do projeto Guri, do polo regional de Presidente Prudente. Meninos e meninas ocuparam o palco, conduzidos pelo regente Marlon Kamatari (educador). Também estiveram presentes a coordenadora do polo Fernanda Sanches e a coordenadora regional Fabiane Sanches. A composição da mesa da cerimônia ocorreu com os pró-reitores que, depois de se pronunciarem publicamente, entregaram prêmios aos primeiros colocados e certificados para todos.

Creste disse que o Enepe 2013 foi grandioso em todos os aspectos; quantitativos e qualitativos. Fato verificado nos três segmentos: 10º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), 18º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) e o 11º Encontro Anual de Extensão (Enaext). “Um evento grandioso em todos os seus aspectos e com o nosso reconhecimento pelo comprometimento de toda comunidade acadêmica: estudantes, professores, coordenadores e funcionários”, disse o pró-reitor.

Em relação ao tema do Enepe – “Ciência, tecnologia e sociedade: a universidade na construção da identidade profissional”, Zizi comentou que identidade foi a palavra-chave das conferências, palestras e debates; como algo muito forte no contexto da formação profissional. Citou Drummond de Andrade “sempre resta um pouco do nosso rosto no queixo dos nossos filhos”, para dizer que nos traços culturais dos filhos da Unoeste fica o Enepe 2013 com as marcas da transformação em relação ao envolvimento da vida nas relações humanas.

Para Angelita, a sensação do dever cumprido deve ser compartilhada com todos que se envolveram no Enepe 2013, de uma forma ou de outra. Foram mais de 3 mil inscritos, mais de mil trabalhados apresentados e 26 instituições envolvidas de oito estados brasileiros. Disse que o tema proporcionou um grande debate, muito interessante para a comunidade acadêmica. Referiu-se aos conferencistas e palestrantes como pessoas que preencheram as expectativas, provocando nos participantes novas atitudes e novos valores. Em seguida ocorreu a premiação, com a assessoria de Juliane Orosco e a organização do Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, do Núcleo Administrativo do Enepe.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

2º Prêmio Unoeste Solidária

2º lugar – Projeto Leitura Campeã, de Itamar Xavier de Camargo e da professora Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis, da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) em parceria com a Associação Betesda. 
Placa de premiação do concurso

terça-feira, 15 de outubro de 2013

3° Concurso de Desenho e Redação do Betesda


2° Piquenique Literário do Betesda


Banco Itau doa mais 100 livros ao projeto "Leitura Campeã"


Pelo terceiro ano consecutivo o banco Itau doa 100 novos livros para o projeto "Leitura Campeã" da Associação Betesda.
O projeto que existe desde 2011, conta hoje com uma biblioteca comunitária com cerca de 4 mil livros e atende mais de 80 crianças por semana, alem de ter pontos de leitura em UBSs e em uma igreja da cidade.
Para fazer também uma doação obras literárias  entre em contato pelo telefone (18) 3917-2176 e colabore para formação de novos leitores.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

http://www.youtube.com/watch?v=WsWzcWb9k5o

Betesda pede doações de obras para formar acervo

Além de alimentar biblioteca na sede da associação, novos títulos poderão compor pontos de cultura em UBSs e hospitais


Os esforços para que a literatura em todas as suas vertentes chegue a todo tipo de leitor são cada vez mais exercitados por várias pessoas, entidades e projetos. Exemplo disso é a Associação Betesda, de Presidente Prudente, que além de ter uma biblioteca comunitária com 4 mil livros em sua sede, trabalha com o projeto Leitura Campeã. A ação consiste na instalação de pontos de cultura em locais onde as pessoas aguardam por algum tipo de atendimento, como o que existe desde abril, no Pronto Atendimento 24 Horas Ana Jacinta, onde foi colocada uma prateleira com cerca de 200 livros.



“Só o fato de estar em um posto médico já traduz sofrimento, dor, enfim que não se está bem. Esperar muitas vezes por horas torna o momento ainda mais cansativo, exaustivo. Então, enquanto pacientes e acompanhantes aguardam, nada melhor que usufruir de uma boa leitura”, explica o orientador pedagógico da associação, Itamar Xavier de Camargo, 33 anos.
Segundo ele, a ideia é expandir esses pontos para outros lugares, como em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, hospitais e igrejas, como já é o caso da Nova Jerusalém, no Jardim Paulista, que conta com 500 títulos. Porém, para que isso ocorra, Camargo diz que precisam de novos exemplares e pede a colaboração da população para tal. “Todo nosso acervo é fruto de doações e à medida que recebermos mais, será possível a realização desse desejo de fomentar a leitura. Ou seja, conforme formos recebendo mais livros poderemos não só alimentar os pontos já existentes como inaugurar novas bibliotecas”, enfatiza.

Leitura Campeã
O projeto surgiu em 2011, quando o Betesda – que trabalha o esporte com crianças e adolescentes de 7 a 15 anos – percebeu a necessidade deles terem um contato maior com a educação. Segundo ele, atividades esportivas são fundamentais ao desenvolvimento de todos, tanto física, quanto mental. No entanto, antes de tudo, para uma boa formação cultural, social, para se tornar um cidadão de caráter, a leitura é imprescindível.

Betesda
De acordo com Camargo, a Associação Betesda, entidade sem fins lucrativos ou econômicos, atua em Presidente Prudente, há 15 anos, onde além de atender crianças e adolescentes, como já mencionado, inclui atenção aos familiares destes, que se encontram em situação de vulnerabilidade. A linha de trabalho é em forma de projetos que tem como objetivo proporcionar inclusão social com ações nas áreas de educação, esporte, saúde preventiva, inclusão digital, formação da cidadania e promoção social.
Para desenvolver suas atividades, conta com a dedicação da equipe de colaboradores e voluntários e com as parcerias firmadas com a sociedade civil, empresas, universidades e Poder Público Municipal através da Secretaria Municipal do Esporte (Semepp).
O orientador revela que desde a fundação, a associação já atendeu mais de 6 mil crianças. Atualmente, 90 são beneficiadas com aulas de informática, teatro e até oficina de redação jornalística, onde aprendem as técnicas para escrever uma redação e a importância do profissional de imprensa na sociedade.
“É bom demais poder ajudar o próximo e se cada um faz um pouquinho não é difícil. Basta ter vontade, ânimo, disposição e muito amor pra dar. Contamos com vocês nessa empreitada do Leitura Campeã. Se você tem um livro que já leu, revistas e coletâneas que estão apenas ocupando espaço em sua casa, passe pra frente”, pede.

serviço

AOS INTERESSADOS



 A biblioteca na sede do Betesda é aberta ao público, onde o leitor pode adquirir um dos livros e ficar com o mesmo por sete dias, podendo renovar a aquisição por mais tempo. Para isso, é preciso ir até o local, que fica na Rua Dona Celsina, 315, no Ana Jacinta e fazer uma carteirinha. No espaço, pode ser encontrada desde a literatura infantil até outros gêneros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.